Araras, 22 de setembro de 2017

Penúltimo capítulo             Dando sequência ao artigo anterior, quero recordar que Alcides de Freitas, o Canela, nasceu em 15 de dezembro de de 1929,...
Compartilhe em suas redes sociais!

Penúltimo capítulo

            Dando sequência ao artigo anterior, quero recordar que Alcides de Freitas, o Canela, nasceu em 15 de dezembro de de 1929, em Conquista/MG, e faleceu em dia 17 de novembro de 1974. Muito novo veio para Santa Rita do Passa Quatro/SP à procura de um novo caminho para sua vida. Desde garoto tornou-se alfaiate, muito requisitado em sua cidade. E depois se destacou no futebol.

            Hoje quero recordar que a 1ª reunião para realizar o Torneio de Futebol Alcides de Freitas – Canela foi em fevereiro de 1976, na casa do hoje saudoso ex-vereador e professor João Poletti. Registramos naquele dia presenças do coordenador Prof. João Poletti; o presidente da Liga Ararense de Futebol, Waldemar José Batistella; representantes do EC Oratório São Luiz, do Independente de Pirassununga, Usina Santa Lucia, Galo da Comarca, EC Morumgaba, EC Sucorrico, representante de Santa Rita do Passa Quatro, e esse colunista como representante da Tribuna Esportiva e Equipe Esportiva da Centenário.

            Traçados todos os planos de trabalho, sorteio dos jogos, o torneio teve início com partidas disputadíssimas, todos querendo abscoitar o Troféu Canela.

            Eis os jogos e seus resultados:

 

1ª rodada:

Morungaba/Araras 3 x 3 Galo da Comarca

Sucorrico 6 x 1 Independente

Santa Lúcia 2 x 2 Oratório São Luiz

 

2ª rodada:

Oratório São Luiz 4 x 0 Independente

Santa Lúcia 1 x 1 Galo da Comarca

Morungaba 1 x 1 Sucorrico

 

3ª rodada:

Santa Lúcia 2 x 0 Sucorrico

Galo da Comarca 1 x 0 Oratório São Luiz

Independente 1 x 0 Morungaba

 

4ª rodada:

Oratório 3 x 1 Sucorrico

Santa Lúcia 1 x 1 Morungaba

Independente 2 x 1 Galo da Comarca

 

5ª rodada:

Morungaba 1 x 0 Oratório São Luiz

Santa Lúcia 4 x 0 Independente

Sucorrico 2 x 2 Galo da Comarca

 

6ª rodada:

Oratório São Luiz 3 x 0 Santa Lúcia

Galo da Comarca 2 x 1 Morungaba

Sucorrico 2 x 0 Independente

 

7ª rodada:

Sucorrico 3 x 0 Morungaba

Galo da Comarca 2 x 0 Santa Lúcia

Oratório São Luiz 3 x 0 Independente

 

8ª rodada:

Galo da Comarca 3 x 1 Oratório são Luiz

Santa Lúcia 2 x 0 Sucorrico

Morungaba 1 x 0 Independente

 

9ª rodada:

Oratório 2 x 1 Sucorrico

Santa Lúcia 7 x 0 Morungaba

 

            Usina Santa Lúcia e Galo da Comarca ficaram para decidir o título na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, perante um público sensacional, lotando o estádio. Aqueles que não puderam comparecer, acompanharam pela transmissão da Rádio Centenário.

            A partida agradou, foi bem disputada nos 90 minutos e terminou com empate de 2 x 2; e a prorrogação foi 0 x 0. Na decisão por pênaltis, o goleiro da Usina Santa Lúcia, Espanhol, defendeu espetacularmente duas penalidades, e deu o título de campeão para a Usina Santa Lúcia, que converteu 5 gols, e o Galo, 3. Com ótimo trabalho apitou Odair Avelino Zuntini.

            Os campeões da Santa Lúcia foram: Espanhol, Neto (Nê), Ailton, Chocolate, Valdemir, Kiko, Ademir, Serginho, Marcos (Paulinho), Valdecir e Pedro Vian (Lalinho). Técnico: Dalton Camargo Preto. Na categoria aspirante, a Usina Santa Lúcia também foi a grande campeã do Torneio Canela.

 

Cantinho de Saudades

            Através da imprensa, tive conhecimento do falecimento do amigo Aldo Antonio Fontana, ocorrido dia 20 de março, com 73 anos de idade. Durante longos anos, trabalhamos juntos, como funcionário bancário.

            Aldo foi presidente, treinador e jogador, e também nosso correspondente esportivo da Fazenda Araras FC, do Canto da Serra. À família enlutada, nossos pêsames, e ao amigão Aldo Fontana, nossas homenagens em nosso Cantinho de Saudades.

Compartilhe em suas redes sociais!

Walter Gambini