Araras, 25 de maio de 2017

  Silvana Noya Pires, 47 anos, é graduada em Geografia e Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas e pós-graduada em Ciências Humanas pela... Silvana Pires: 27 anos de dedicação à Educação
Compartilhe em suas redes sociais!

 

Silvana Noya Pires, 47 anos, é graduada em Geografia e Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas e pós-graduada em Ciências Humanas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Com 27 anos de carreira, a diretora da Escola Estadual Joanita Kammer Martins Pereira, se dedica ao que faz porque acredita no poder transformador da Educação.

Nascida em Araras, a professora, diretora e também escritora defende que a arte de ensinar vai além das paredes da sala de aula.

“Escolhi ser professora por acreditar que só através da Educação é possível transformar a realidade, e ser diretora para poder abranger um universo mais amplo e contribuir para que essa transformação ocorra além da sala de aula, envolvendo as famílias e a comunidade, e ser escritora para encantar”, contou ela

Filha de João Noya Pires e Ruth Israel Noya Pires e irmã de João Adilson Noya Pires. Silvana começou a lecionar Geografia em 1989 nas redes estadual e municipal como professora temporária. Em 2000 tornou-se professora titular nas duas redes, através de concurso público. No ano de 2004 foi convidada a atuar na formação de professores alfabetizadores na Diretoria de Ensino – Região de Pirassununga.

“A partir do trabalho na Diretoria de Ensino apaixonei-me pela alfabetização e pelo trabalho na formação continuada de professores, sendo convidada a exercer essa mesma função na rede municipal de Araras. Ministrei em 2014 o curso “Contextos de Aprendizagem Significativa – Socializando Boas Práticas”, que culminou com o lançamento do meu primeiro livro com o mesmo nome, onde são apresentadas as atividades discutidas no curso e aplicadas em sala de aula pelas professoras cursistas”, relembrou.

Em 2008 Silvana assume como diretora de escola na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, passando por diversas escolas da região até chegar à sua função atual, na direção da Escola Estadual Joanita Kammer Martins.

“Minha atuação na Joanita que me deu a inspiração para escrever meu segundo livro infantil “Floresta encantada.com”, que através do encantamento a obra mostra às crianças a utilidade das mídias sociais”, finalizou.

Ping Pong

Perfil

Nome completo: Silvana Noya Pires

Idade: 47 anos

Profissão: professora e diretora de escola

Formação: Geografia e Pedagogia

Viagem

Melhor já feita: Foz do Iguaçu

Sonha fazer: Fernando de Noronha

Uma dica: Campos do Jordão

Personalidade

O que te define: ousadia

Defeito: acreditar demais nas pessoas

Qualidade: perseverança

Sonho: um Brasil onde todos tenham acesso à escola de qualidade

Identidade

Família: minhas filhas: Caroline, Carina e Isabela, onde encontro entusiasmo e equilíbrio

Saudade: minha mãe

Mulher de coragem: Minha mãe (Ruth Israel Noya Pires), que sozinha criou e estudou os dois filhos

Homem forte: Papa Francisco

Visão Nacional

Política: descrença

Sociedade: insegurança

Quem melhor representa o Brasil: o povo brasileiro

Política local

Nome: Mário Corrochel Neto (Bonezinho)

Uma ação: construção de novas escolas

Necessidade: valorização dos profissionais da Educação

Araras

Uma escola: E.E. Professora Joanita Kammer Martins Pereira

O que te agrada: os professores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos

O que te incomoda: descaso das famílias com a educação dos filhos

Ponto preferido: Parque Fábio da Silva Prado (Lago Municipal)

Cultura

Livro: Cem Anos de Solidão

Trilha sonora: Sim, de Oswaldo Montenegro

Sessão pipoca: A Vida é Bela

Quem brilha: Fernanda Montenegro

Compartilhe em suas redes sociais!

Rebeca Petrucci