Araras, 27 de junho de 2017

A pedagoga e corretora de imóveis Vanessa Júlia Trevisan, 45 anos, é a entrevistada do Caderno Novidades dessa semana. Ararense, filha de Alaíde Pereira... Olhar ao próximo
Compartilhe em suas redes sociais!

Vanessa Trevisan

A pedagoga e corretora de imóveis Vanessa Júlia Trevisan, 45 anos, é a entrevistada do Caderno Novidades dessa semana. Ararense, filha de Alaíde Pereira Trevisan e João Trevisan, a irmã de Dener Charles Trevisan trabalhou por 21 anos como pedagoga, 14 anos com educação especial e os demais anos com educação infantil e educação para jovens e adultos, mas tem tido papel atuante na sociedade ararense atuando como vice-presidente da ONG Associação Separados para o Senhor.

“Sempre estive envolvida de certa forma como ações sociais, pois a educação vai além da sala de aula e a orientação familiar sempre fez parte da minha rotina”, conta ela, que tem atuado mais efetivamente na área social há cerca de três anos, período de início da ONG.

Profissionalmente Vanessa atua como corretora há um ano e meio, e com isso tenta dedicar mais tempo a sua atuação social. “Creio que esse projeto nasceu primeiro no coração de Deus, e através da vida da pastora Cenira Morais, da Igreja Mananciais das Águas, que preside a ONG, iniciamos essa linda jornada de amor ao próximo. Foi algo natural, quando percebemos já estávamos cuidando de muitas famílias e esse trabalho é para glorificar o nome de Deus e levar esperança àqueles que estão necessitados não apenas de condições materiais, mas de afeto, atenção, esperança e sonhos”, conta.

Nesses anos de atuação, Vanessa já passou por diversas situações marcantes que moldaram seu modo de ser. “Foram vários os episódios, reencontro de famílias que estavam separadas há anos, libertação de dependentes químicos, ver ex moradores em situação de rua se restabeleceram na sociedade, mas algo que me comoveu profundamente foi durante uma entrega de brinquedos em um assentamento”, conta ela. Segundo Vanessa, ao entregar o brinquedo para uma garotinha, a criança chegou a pedir por comida. “Ela olhou nos meus olhos e disse: tia eu quero arroz. A fome dói; dói em quem passa por ela e dói em quem a enxerga”, relata.

Sobre o apoio às pessoas necessitadas, ela pede que não se dê dinheiro, mas também não se olhe aos moradores de rua com olhar desvirtuado. “É necessário um olhar sem julgamento, ali há pessoas, seres humanos, pais, mães e filhos. Trate-as com dignidade e respeito. Muitas vezes um simples cumprimento, bom dia, boa tarde, um olhar, vale mais que um prato de comida.

Vanessa conta que já presenciou relatos de moradores em situação de rua que disse se sentir como um animal de zoológico ao presenciar pessoas que lhe entregavam comida, tiravam uma foto e iam embora, sem se importar com as histórias de vida. “Ajudaria as pessoa em situação de rua um atendimento multidisciplinar, voltado a inclusão social, que incluísse trabalhos como capacitação profissional, que abordassem resgate da auto estima, noções de regras, direitos e deveres, por que eles perdem essa noção ao longo dos anos morando na rua”, sugere ela, que também enxerga na reinserção do contato com a família uma medida essencial.

 

 

PING PONG

Perfil

Nome completo: Vanessa Júlia Trevisan

Idade: 45

Profissão: Corretora de Imóveis

Formação: Pedagogia e Corretora de Imóveis

 

Viagem

Melhor já feita: Salvador

Sonha fazer: Viagem a Grécia

Dica: Serras Gaúchas

 

Personalidade

O que te define: Amor

Defeito: Insegurança

Qualidade: Determinada

Sonho: Acabar com a fome

 

Identidade

Família: A base

Saudade: Meu pai

Mulher de coragem: Minha mãe Alaíde Trevisan e minha pastora Cenira Morais

Homem forte: Meu pai João Trevisan

 

Visão Nacional

Política: Lamentável

Sociedade: Desunida

Quem melhor representa o Brasil: O povo

 

Política local

Nome: Nelson Salomé

Uma ação: Ajudar o próximo

Necessidade: Um olhar voltado à Ação Social

 

Araras

Uma escola: Colégio Piagetiano

O que te agrada: As pessoas

O que te incomoda: Murmuração

Ponto preferido: Praça

 

Cultura

Livro: Bíblia

Trilha sonora: Gospel

Sessão pipoca: Quarto de Guerra

Quem brilha: Jesus

Compartilhe em suas redes sociais!

Rebeca Petrucci