Araras, 17 de novembro de 2017

  Mesmo com uma agência relativamente pequena para o porte de Araras e um grande número de clientes, a Caixa Econômica Federal praticamente descartou,... Mesmo com pedidos, Caixa praticamente descarta nova agência em Araras
Compartilhe em suas redes sociais!

 

Prédio particular foi construído há pouco tempo para ser locado à Caixa, mas banco desistiu de se instalar naquele endereço
Foto: Cristiano Leite/Tribuna

Mesmo com uma agência relativamente pequena para o porte de Araras e um grande número de clientes, a Caixa Econômica Federal praticamente descartou, em comunicado na última terça-feira (18), a possibilidade de ampliação de sua agência ou ainda a viabilização de uma nova agência em Araras.

Tribuna questionou o banco estatal sobre previsão da Caixa de atender ao pedido do vereador Francisco Nucci (PR) e aumentar a agência local, ou ainda instalar mais agências ou caixas eletrônicos na cidade e ainda indagou se a atual agência da Caixa de Araras tem capacidade de atender a toda a demanda do dia a dia dentro de tempo considerado razoável. A resposta oficial é de que “o movimento de clientes e usuários em suas agências, de maneira geral, incluindo o município de Araras, está passando por um período considerado atípico, em vista dos pagamentos das contas inativas do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, cujo calendário estende-se até o final de julho deste ano”. Ou seja, o banco considera que noutros períodos o atendimento tem sido satisfatório, e deixa claro que não pretende mexer na estrutura disponibilizada na cidade.

De fato, como informa a nota, a Caixa tem mesmo realizado atendimentos em diversos sábados e realizado a abertura das agências em horário antecipado em diversas datas – para quem tem contas inativas do FGTS. Mesmo assim há questionamentos sobre demora no atendimento aos clientes comuns, mesmo antes do período de atendimento às contas inativas de FGTS.

O próprio vereador Francisco Nucci protocolizou na quinta-feira (13) um pedido solicitando que o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) interceda politicamente junto a superintendência da Caixa para que estude a viabilidade da instalação de uma nova agência bancária em Araras.

Nucci entende que houve grande aumento da população local. Para ele isso vem causando muitos transtornos nos serviços públicos oferecidos, inclusive no atendimento da única agência da Caixa Econômica Federal na cidade. “Tenho constatado pessoalmente, além de diversas reclamações verificadas em meu gabinete e aquelas colhidas via redes sociais, as enormes filas que se formam do lado de fora da agência, e também a total impossibilidade de caminhar internamente no local”, citou o vereador, admitindo que o problema se agravou na época da liberação para retirada dos pagamentos de contas inativas do FGTS. Contudo ele pontua que outros serviços prestados pela população atrelados ao governo federal fazem com que a demanda na agência seja alta. “A atual agência não possui estrutura física e nem humana para atender toda a demanda”, justifica ele.

“Vale ressaltar que, mesmo fora do período dos pagamentos do FGTS inativo, a CEF executa uma grande quantidade de serviços a população, tendo sempre enormes filas e reclamações pelo tempo dispendido para execução dos serviços”, registra o vereador. Por isso ele defendeu a instalação de uma segunda agência na cidade.

O vereador decidiu então pedir o prefeito que “possa interceder junto a direção/superintendência do banco para que estude com urgência a possibilidade de instalação de uma Agência/Unidade 2 para a nossa cidade de Araras, no sentido de desafogar as filas, transtornos, ajudando a grande massa da população que recorre aos serviços deste banco importante”.

Mesmo assim a Caixa defende que existe ampla rede de postos de atendimento na cidade, e não fala sobre possibilidade de mais uma agência na cidade. “A Caixa trabalha constantemente pela qualidade de sua rede de atendimento, e no caso de Araras, a Caixa esclarece que dispõe de uma das maiores redes de atendimento da região, somando 14 endereços além da agência, incluindo oito lotéricas e seis correspondentes Caixa Aqui distribuídos por vários bairros da cidade”, expõe o banco.

Possibilidade de nova agência foi descartada

Há quatro anos um prédio no ‘padrão’ das agências da Caixa Econômica Federal foi construído – e já está regularizado pela Prefeitura – na rua Nunes Machado, no cruzamento com a Silva Teles, mas até hoje permanece desocupado.

Ainda em 2015 Tribuna apurou, o local foi, de fato, erguido com o objetivo de sediar uma agência da Caixa em Araras, contudo a negociação entre a empresa proprietária do imóvel e a Caixa nunca era confirmada. Na quarta-feira o proprietário do prédio na Rua Nunes Machado confirmou: houve negociação com a Caixa, que desistiu do negócio.

Ainda em 2015 nossa reportagem foi informada oficiosamente que desde então seguia extensa negociação do banco com a M2 Administradora de Bens, de São José do Rio Pardo/SP, que é a proprietária do imóvel.

Contudo ainda naquele ano a assessoria de imprensa da Caixa em Piracicaba, responsável também por demandas de Araras, informou que a Caixa não divulga negociações ou planos de expansão. Já o proprietário do imóvel deixou claro: houve negociação e até compromisso com representantes da Caixa. O prédio foi construído para abrigar uma agência do banco estatal maior que o atual. Mas a Caixa teria desistido do negócio quando o prédio estava praticamente pronto.

Pontos de atendimento

Por meio de nota a Caixa reforçou que tem investido expressivamente em recursos tecnológicos. O banco ainda divulgou que para dúvidas tem os sites www.caixa.gov.br e www.caixa.gov.br/contasinativas (exclusivo FGTS contas inativas); além de terminais do Banco 24 horas para saques e extratos e telesserviço gratuito, disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Os telefones são 0800.7262017 (contas inativas do FGTS); 0800 726 0207 (PIS, FGTS, Benefícios Sociais e Loterias); 0800 726 0505 (serviços bancários); 0800 726 0101 (cartões de crédito); 0800 702 4000 (Caixa Seguradora); 0800 726 8068 (Renegociação de dívidas); e 0800 721 6268 (Programa Minha Casa Minha Vida)

Rede de atendimento da Caixa em Araras:

Compartilhe em suas redes sociais!

Denny Siviero

denny@tribunadopovo.com.br