Araras, 19 de novembro de 2017

            A cidade de Americana será novamente sede dos Jogos Regionais deste ano, valendo pela 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, a... Jogos Regionais serão novamente em Americana, mas com novas regras
Compartilhe em suas redes sociais!

Jogo de Araras no torneio de biribol dos Jogos Regionais do ano passado, quando o município foi campeão

            A cidade de Americana será novamente sede dos Jogos Regionais deste ano, valendo pela 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, a qual Araras faz parte. Ao todo são oito regiões esportivas. As disputas de Americana serão de 5 a 15 de julho.

            Haverá profundas mudanças no regulamento da competição já a partir deste ano, excluindo a divisão de elite dos Jogos Regionais. A partir de agora, todas as cidades inscritas vão competir em uma divisão única, como era na década passada. A única divisão será por idade, deixando cada município escolher se inscreve suas equipes na categoria Sub-21 ou na Livre. Somente os Jogos Abertos do Interior continuam com o formato anterior (primeira, segunda e divisão especial).

            Outra mudança importante foi a adoção adoção do vínculo de atletas para disputa dos torneios realizados pela Secretaria de Esporte de Lazer e Juventude. A partir de agora, os esportistas têm de estar registrados pelo mesmo município entre os dias 15 de março e 31 de dezembro de 2017, evitando a contratação de “atletas ou equipes de aluguéis” para disputar uma única competição.

            A medida atende ao pedido principalmente dos municípios, que solicitavam medidas no sentido de apoiar a formação e identificação de atletas por meio das cidades. Algumas alterações eram demandas antigas de atletas, treinadores, municípios e instituições esportivas em geral.

            Outra novidade deste ano será a inclusão do skate street e badminton como modalidades oficiais (são 26 no total).

 

61ª edição dos Jogos Regionais

Cidades-sede e datas: 5 a 15 de julho:

2ª Região Esportiva: Caraguatatuba

4ª Região Esportiva: Americana

6ª Região Esportiva: Andradina

8ª Região Esportiva: Sorocaba

 

19 a 29 de julho:

1ª Região Esportiva: São Bernardo do Campo

3ª Região Esportiva: Lençóis Paulista

5ª Região Esportiva: Sertãozinho

7ª Região Esportiva: Oswaldo Cruz

 

 

Araras foi a 7ª colocada da 1ª Divisão do ano passado

            Na edição do ano passado dos Jogos Regionais, Araras competiu pela 1ª Divisão e atingiu seu objetivo inicial, que era permanecer na elite. Entretanto, com a mudança do regulamento deste ano, o fato se tornou irrelevante, pois todas as cidades competirão numa divisão única.

            Competindo em Americana, a cidade de Araras ficou em 7º lugar entre as 9 cidades inscritas na divisão de elite. Rio Claro não disputou e foi eliminada, enquanto São José do Rio Pardo ficou em 8º lugar.

            Hortolândia conquistou o título inédito da 1ª Divisão, seguida de Campinas, Paulínia, Limeira, Indaiatuba, Itatiba, Araras, Atibaia e São José do Rio Pardo. Na 2ª Divisão, Americana foi a campeã, e Santa Bárbara D’Oeste foi a segunda colocada.

            Araras conquistou 42 medalhas na 1ª Divisão, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 16 de bronze. Araras sagrou-se campeã em apenas duas modalidades: biribol e judô feminino.

            Além desses dois títulos gerais, destaque também para o basquete feminino, que chegou na final e ficou com a prata; o ciclismo masculino e feminino, ambos em 2º lugar geral; e o tênis de mesa feminino, também em 2º lugar geral. Também subiram ao pódio na classificação geral com o terceiro lugar o judô masculino, capoeira masculina e ginástica rítmica feminina 14 anos.

            A Secretaria Municipal de Esporte abriu licitação neste sábado para a compra de uniformes a serem utilizados pelos atletas de Araras nos Jogos Regionais deste ano. A licitação será na modalidade pregão eletrônico, no dia 11 de maio.

Compartilhe em suas redes sociais!

Célio Casarin