Araras, 22 de setembro de 2017

            Foi com surpresa que recebi na segunda-feira à noite a notícia do falecimento do estimado amigo Aldo Della Coletta, aos 87 anos de...
Compartilhe em suas redes sociais!

            Foi com surpresa que recebi na segunda-feira à noite a notícia do falecimento do estimado amigo Aldo Della Coletta, aos 87 anos de idade. Na próxima terça feira, dia 16, viria a festejar 88 anos de idade.

            Em vida foi considerado, no passado, um dos grandes goleiros da história do futebol ararense. Defendeu as cores da Associação Atlética Ararense e do Comercial FC. Aldo, quando jovem, frequentou as fileiras da Congregação Mariana, foi destacado industrial em nossa cidade, foi funcionário bancário, trabalhou na Empresa de Transportes Sopro Divino, estudante da Escola Dr. Cesário Coimbra, etc.

            Foi um dos fundadores da Associação Atlética Ararense, por longos anos ocupou cargo nas diretorias, sendo presidente em 1956, 64, 74 e 77. Aliás, em sua gestão como presidente, foi feita a construção do salão social do clube, e em 1964 tomou parte na comissão para construção da primeira piscina, inaugurada no mesmo ano.

            Em 1946 Aldo foi campeão da categoria Aspirante pela Associação Atlética Ararense; em 1947 defende a meta grená na vitória de 2 x 1 sobre o Rio Claro FC, jogando com: Aldo, Tito, Ary, Jair, Chiquito, Paúra, Peru, Eloy, Lélio, Maurinho e Lira. Em 1948 sagra-se campeão pelo Aspirante da Ararense. Em 1949 defende a meta da Ararense na 3ª Divisão de Profissionais e é o goleirão grená na partida contra o América FC, do Rio de Janeiro, na vitória carioca por 7 x 2.

            Em 1950 participa da 2ª Divisão de Profissionais, defendendo o Comercial FC ao lado de Tico Floriano, Pedro, Lote, Cláudio, Bonifácio, Eolinho, João Mazon, Dalton, Jader e Flávio. Obs: apenas o Lote está vivo, os demais todos já faleceram.

            Em 1960, quando a Ararense parou com o futebol, Aldo foi defender outras equipes, inclusive o time do Edifício Zurita. Em 1973 defende as cores dos Veteranos da Associação Atlética Ararense, contra os Veteranos do Comercial FC, cujo resultado foi 2 x 2.

            Na sua juventude, Aldo foi um dos mais brilhantes jogadores do basquete ararense. Na política, foi destacado vereador da 2ª Coligação Ararense, ocupando o cargo de 1º Secretário.

            Já passado um tempinho fui visitá-lo, onde ficamos batendo aquele papo gostoso, descontraído, contando os grandes momentos do nosso futebol. Emocionado, recordava de alguns companheiros, como os de 1948: técnico Clodô, Salvador, Lélio, Alfredão, Danilo, Chopp, Tito, Paúra, Eloy, Parafuso, Jair, Peru, Maurinho, Campanha, Plácido, entre outros.

            Grande número de amigos esteve presente em seu funeral. A bandeira da AAA, que tantas vezes tremularam com as defesas monumentais de Aldo, desta vez estava silenciosa em cima do seu peito, se despedindo do amigo que partia para uma nova morada.

            À família enlutada, nossos pêsames, e ao amigo Aldo Della Coletta, que partiu para casa do Pai Celeste, nossas homenagens em nosso Cantinho de Saudades.

Compartilhe em suas redes sociais!

Walter Gambini