Araras, 18 de dezembro de 2017

Prevista inicialmente para ser implantada no primeiro semestre de 2017, a Faculdade de Medicina de Araras deve começar seu período de aulas a partir... Faculdade de Medicina: após visita técnica do MEC, Mandic quer vestibular já no 2º semestre
Compartilhe em suas redes sociais!

Instalações da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Araras, estão praticamente finalizadas
Foto: Cristiano Leite/Tribuna

Prevista inicialmente para ser implantada no primeiro semestre de 2017, a Faculdade de Medicina de Araras deve começar seu período de aulas a partir do segundo semestre desse ano. Quem passa defronte o prédio, na Avenida Dona Renata (Marginal), em instalação pertencente à Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), nota que o antigo anexo da Unar e agora prédio da São Leopoldo já está pronto para receber os estudantes.

Nos últimos meses equipe contratada pela própria São Leopoldo reformou as salas do prédio e executou pintura já no padrão das cores da instituição – o azul e branco. Antes o prédio estava com as cores do restante da estrutura da Unar – em tom marrom. O escudo da São Leopoldo já consta na nova instalação, e os trâmites burocráticos já estão no final.

A própria assessoria da São Leopoldo confirmou no início da semana que junto ao MEC (Ministério da Educação) as providências já foram tomadas. “Recebemos a visita de monitoramento do MEC na semana passada, conforme previsto em edital. Após esta visita, sairão as opiniões dos visitadores, que pertencem a uma comissão chamada Camem (órgão consultivo), ligada ao MEC”.

Ainda explica a São Leopoldo que após isso seguem outros trâmites formais para que o curso seja liberado. “Estas informações, ao chegarem ao MEC, mais precisamente na Seres, serão oficializadas e a SERES envia esses dados juntamente com outros que já possui para o Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Educação”.

Comente depois desses passos será dada a autorização final de funcionamento do curso em Araras. Caso tudo ocorra dentro dos prazos esperados, o curso de Medicina começaria em agosto de 2017. O vestibular tem previsão inicial para ser realizado daqui a dois meses – em junho. 

                 

Curso será oferecido em prédio ao lado da Unar

O curso de medicina oferecido pela São Leopoldo Mandic em Araras vai funcionar em um dos prédios da Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), no Parque Santa Cândida. O curso a ser ofertado na Unar, pela São Leopoldo Mandic, está entre os 36 autorizados pelo MEC (Ministério da Educação) dentro do programa federal Mais Médicos, que visa ampliar a oferta de formação desses profissionais para beneficiar o acesso à saúde em todo o País.

A previsão inicial era mesmo que a Faculdade São Leopoldo Mandic pudesse iniciar as aulas da primeira turma do curso de medicina em Araras já no começo de março de 2017. Contudo o próprio MEC demorou um pouco a realizar as visitas às instituições pelo país, o que fez com que as ofertas fossem iniciadas um pouco depois. Ainda assim a São Leopoldo já deixou tudo pronto para começar as aulas, assim que tiver autorização. Serão 55 vagas, sendo 5 delas com bolsas de estudo integrais.

Apesar do curso ser oferecido em Araras, a cidade faz parte desse processo de uma nova faculdade de medicina através de um convênio com Conchal, Leme e Pirassununga, na utilização da estrutura pública de saúde desses municípios, como as Santas Casas e os postos de saúde.

Ainda no ano passado o diretor geral da Mandic, José Luiz Cintra Junqueira, afirmou que o objetivo da instituição era contar com um corpo docente que tenha profissionais da cidade. “Nós estamos buscando diálogo amplo. Queremos, claro, contar com docentes daqui, sempre dentro da premissa de oferecer ao estudante de medicina uma formação que priorize o atendimento humanizado aos pacientes. Fazemos absoluta questão disso, praticamos esse ensino com foco na humanização em Campinas e buscamos essa qualidade nos nossos docentes.”, chegou a declarar.

Compartilhe em suas redes sociais!

Denny Siviero

denny@tribunadopovo.com.br