Araras, 17 de novembro de 2017

Eu estava lá – 1             O ano de 1992 foi um dos mais importantes da história do União São João. Não houve conquista...
Compartilhe em suas redes sociais!

Eu estava lá – 1

            O ano de 1992 foi um dos mais importantes da história do União São João. Não houve conquista de nenhum título, mas sim da vaga para a divisão de elite do Brasileiro no ano seguinte. Naquela época, o Campeonato Brasileiro mudava de fórmula a cada ano, e em 1992 o sistema de disputa foi bastante complicado. O objetivo era dar muitas vagas de acesso para beneficiar o Grêmio, que havia sido rebaixado no ano anterior. E com o regulamento dessa forma, o União conseguiu em campo o acesso, ficando em 8º lugar, com jogos memoráveis.

 

Eu estava lá – 2

            Vou comentar alguns fatos de 1993, primeiro ano em que o União disputou a elite do Brasileiro. Na prática, não foi muito bem “elite”, pois, após a CBF ter conseguido fazer com que o Grêmio retornasse à 1ª Divisão, em 1993 a entidade deixou os “pequenos” se enfrentarem na 1ª fase. No papel era 1ª Divisão, mas na prática o União enfrentou apenas clubes “medianos” do futebol brasileiro. Eram 32 participantes, divididos em grupos A (grandes), B (grandes), C (pequenos) e D (pequenos).

 

Eu estava lá – 3

            Logo na primeira rodada do Brasileiro de 1993, dia 4 de setembro, o União foi a Curitiba e venceu o Atlético/PR por 3 a 0, gols de Osias (2) e Edinho. O União tinha um timaço, com jogadores de boa qualidade. Nesse jogo o União jogou com: Silvio; Edinho, Maciel, Beto Médice e Carlos Roberto (Fabinho); Cláudio, Vágner e Alexandre; Israel (Luiz Carlos), Osias e Esquerdinha. Técnico: Jair Picerni. Na segunda rodada do Brasileiro daquele ano, dia 11 de setembro, o União fez sua estreia em Araras, contra a Portuguesa, vencendo por 2 a 1, com dois gols de Osias. O time jogou com Silvio; Edinho, Maciel, Beto Médice e Carlos Roberto; Cláudio, Vágner e Alexandre; Israel, Osias (Chiquinho) e Esquerdinha.

 

Eu estava lá – 4

            Nesse Brasileiro de 1993, o União tinha como principal objetivo não ser rebaixado, e conseguiu. Terminou a 1ª fase em 3º lugar do grupo C, atrás somente de Portuguesa e Paraná. E revelou jogadores importantes para o futebol brasileiro, como Edinho, Cláudio, Vágner e Alexandre, todos com passagens por times grandes ou até no exterior depois que atuaram pelo União São João. Já no ano seguinte, em 1994, o clube acabou sendo rebaixado.

Compartilhe em suas redes sociais!

Célio Casarin