Eleição na OAB movimenta mais de 300 advogados

Mais de 300 advogados da cidade vão se mobilizar no próximo dia 29, quando acontece nova eleição para a presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 50ª Subseção Araras.  A votação acontece das 10h às 18h, na própria sede da OAB, que fica na rua Luiz Pasteur, 230, no Jardim Universitário.
A entidade conta atualmente com 495 advogados inscritos, mas é menor o número de aptos a votar, já que no quadro total estão incluídos advogados já falecidos, pessoas que não moram mais no Brasil, profissionais que passaram em concursos públicos e estão impedidos de votar e, também, os que se encontram inadimplentes.
Além de congregar os advogados da cidade e defender os interesses e atribuições da categoria junto aos poderes constituídos, a OAB também viabiliza, em Araras, a prestação de um serviço importante à comunidade, que é a assistência judiciária gratuita mediante convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Pessoas que não têm condições de contratar e pagar um advogado para defendê-las na Justiça buscam diariamente a OAB local em busca de ajuda. A entidade, então, destina um profissional para atuar nos casos, após comprovação da situação sócio econômica de quem solicita o auxílio. Para milhares de cidadãos, esta é a única forma de obter acesso à Justiça.
Duas chapas disputam o comando da OAB local, cujo presidente atual é Benedito Ferreira de Campos, que conclui seu segundo mandato consecutivo. O mandato é de três anos.
Uma das chapas é denominada de “Evolução, Ética e Transparência”, e é encabeçada pelo advogado Marcos Vinícius Vieira, 36 anos, há 11 inscrito na OAB e que tem entre outras passagens no currículo, seis anos como procurador do município, onde atua também em seu próprio escritório de advocacia.
A outra chapa que disputa o pleito chama-se “OAB Pra Você” e tem como candidato a presidente o advogado Roberto Benetti Filho, 33 anos, inscrito na OAB local desde 2005. É sócio titular do escritório Benetti e Jesus Advocacia e Consultoria, em Araras. (veja currículo completo de ambos nesta página)
Entre as várias propostas da chapa de Vieira, está a de “dar transparência nas nomeações realizadas pelo convênio OAB/Defensoria e plena autonomia aos advogados que participam da triagem”, além de “modernizar a estrutura da Casa do Advogado”.
O candidato enfatiza que sua chapa não conta com nenhum integrante da atual diretoria da OAB. “Nós tomamos o cuidado de formar uma equipe totalmente independente e sem vínculos com qualquer grupo de advogados”, diz ele.
Na chapa encabeçada por Benetti há uma integrante da atual diretoria da OAB – Rosana Picollo é tesoureira na entidade. Entre as diversas propostas está a de “valorização da Assistência Judiciária, buscando melhor remuneração e maior na triagem da Assistência Judiciária, além da criação, dentro da OAB, de uma Comissão de Proteção e Defesa dos Animais. “Um dos nossos objetivos é desenvolver uma OAB participativa, descentralizada, visando melhorar as condições dos advogados e advogadas, resgatando a união e o corporativismo da classe”, informa Benetti em seu material de divulgação.

Chapa Evolução Ética e Transparência
Presidente: Marcos Vinícius Vieira
Vice-presidente: Abílio Sérgio Stival
Secretário: Maurício José Marangoni
Secretária Adjunta: Juliana Coghi
Tesoureiro: Ayrton Zambon
QUEM É O CANDIDATO A PRESIDENTE? Marcos Vinícius Vieira tem 36 anos, é casado. É filho do advogado Norival Vieira e da comerciante Marines Gregório Vieira. É casado com Loraine Pereira Della Coletta Vieira e tem uma filha de oito meses, Carolina Della Coletta Vieira. Formou-se em Direito pela Faculdade Integrada Anhanguera e fez pós-graduação em Direito Processual Civil pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas. Já foi advogado do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras) e procurador do município, por seis anos e atua em seu escritório de advocacia em Araras.

Chapa OAB Pra Você
Presidente: Roberto Benetti Filho
Vice-presidente: Natal Belon
Secretária: Renata Bortolosso
Secretária Adjunta: Rosana Picollo
Tesoureiro: Antonio Álvares
QUEM É O CANDIDATO A PRESIDENTE? Roberto Benetti Filho tem 36 anos, é formado em Direito pela Unianhanguera e especializou-se em Direito Criminal pela Escola Superior de Advocacia. É pós-graduando em Direito Empresarial pela Unianhanguera. Já integrou a Comissão do Jovem Advogado da OAB de Araras e atua em seu escritório de advocacia e consultoria.

Compartilhe

Por em 19 de novembro de 2012. Arquivado em Cidade,Destaques. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta notícia através do RSS 2.0. Both comments and pings are currently closed.

Comentários desativados.