Araras, 24 de agosto de 2017

Os ararenses, assim como todos os contribuintes do Estado de São Paulo que quiserem ajudar projetos sociais, podem destinar 3% do Imposto de Renda... Ararenses podem usar o Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes
Compartilhe em suas redes sociais!

Os ararenses, assim como todos os contribuintes do Estado de São Paulo que quiserem ajudar projetos sociais, podem destinar 3% do Imposto de Renda devido de Pessoa Física para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente. As doações devem ser realizadas até 28 de abril, data limite estipulada pela Receita Federal para a entrega da declaração.

Quem tiver imposto a restituir também pode realizar as doações. Ao comprovar à Receita que fez uma destinação, o valor é descontado do imposto já retido na fonte e não representa nenhum custo a mais para o contribuinte. Além disso, as empresas podem fazer as destinações, de até 1% do imposto de renda devido, durante o ano todo.

Em 2015, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, bateu recorde de arrecadação. Ao todo, recebeu R$ 25 milhões de recursos, que foram distribuídos para projetos sociais com foco em atividades culturais, educacionais, pessoa com mobilidade reduzida, esporte e saúde.

Quando o contribuinte doa o dinheiro, o Conselho realiza a gestão do Fundo e, por meio de edital, faz a chamada pública dos projetos. “As entidades beneficiadas têm trabalhos sólidos, efetivos e reconhecidos internacionalmente”, elenca o governo estadual. Qualquer entidade de todo o estado de São Paulo – que tenha relação com a área – pode participar da chamada pública para ter os projetos custeados, desde que se enquadre nas exigências.

Nos municípios os contribuintes que querem reverter uma parte do seu Imposto de Renda podem colaborar com os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas o procedimento é distinto do que o feito para doar aos fundos estaduais.

Como doar o Imposto de Renda ao Fundo Estadual

Para doar entre no programa em que será feita a Declaração de Imposto de Renda, vá em Doações, diretamente na Declaração ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no ícone resumo de declaração, e selecione Fundo Estadual no Estado de São Paulo.

Depois, informe o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo programa (à direita na mesma tela). O programa emitirá um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que deve ser pago até o dia 28 de abril.

Caso o contribuinte queira escolher para qual projeto doar, é só mandar o recibo para o Condeca, no e-mail é atendimentocondeca@condeca.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (11) 3223-9346.

Compartilhe em suas redes sociais!

Denny Siviero

denny@tribunadopovo.com.br