Araras, 24 de abril de 2017

A Prefeitura de Araras publicou na última segunda-feira (3) por meio de seu Diário Oficial Eletrônico a abertura de mais vagas de estágio remunerado.... Administração abre novo concurso para estagiários; vagas são somente para pedagogia

A Prefeitura de Araras publicou na última segunda-feira (3) por meio de seu Diário Oficial Eletrônico a abertura de mais vagas de estágio remunerado. Outro concurso foi realizado no final do ano passado, mas como a administração municipal viu a necessidade de contratar mais estagiários na área de pedagogia do que havia em relação a aprovados no último concurso, se viu obrigada a abrir nova seleção. Novamente a seleção é gratuita, mas fica restrita dessa vez a preencher 40 vagas para universitários que estejam matriculados a partir do segundo semestre de pedagogia.

Diferentemente do outro concurso, a exigência dessa vez é um pouco menor. No ano passado a Prefeitura exigia que os estudantes estivessem cursando ao menos o segundo ano de Pedagogia. Agora basta o estudante estar no segundo semestre do curso.

No final do ano passado a Prefeitura abriu outras 40 vagas para estágio em pedagogia e ainda vagas para estagiários nas áreas de administração, arquitetura, ciências contábeis, direito, educação física, engenharia civil, engenharia da computação, letras, nutrição, psicologia, recursos humanos e serviço social. Assim como na outra oportunidade, nessa seleção as pessoas com deficiência terão o percentual de 10% das vagas de estágio.

Apesar da abertura das 40 vagas, o edital não prevê data para provas para admissão no estágio e nem previsão de contratação dos estagiários.

O decreto que regulamenta o estágio na Prefeitura foi publicado no meio do ano passado pelo então prefeito Nelson Brambilla (PT); mas apenas no final do ano passado, após pressão do Ministério Público a Prefeitura passou a fazer os concursos.

O valor da bolsa-estágio será de R$ 1.077,55 mensais, para até seis horas diárias ou 30 horas semanais de estágio. O valor é calculado como rege norma aprovada em 2011, de 1,15 salário mínimo para bolsas concedidas a quem presta estágio em área de ensino superior. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas a partir de hoje, até 13 de abril, no site http://araras.sp.gov.br/processoseletivo/.

Lei municipal prevê duração do estágio no limite mínimo de três meses e máximo de 24 meses.

Secretária já havia anunciado vagas

Há algumas semanas a secretária de Educação de Araras, Mariana Mani Moura, anunciou à Tribuna que a rede municipal de ensino está com déficit de 40 estagiários responsáveis por dar suporte ao alunos especiais em regime de inclusão escolar. De acordo com a Secretaria de Educação o ideal seria ter 92 estagiários remunerados – hoje são 52 trabalhando na função.

Os estagiários a serem contratados serão responsáveis por auxiliar com a alimentação e a higiene destes alunos e sob a orientação do professor regente, auxiliam na realização das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Oficialmente os estagiários devem “elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a Proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; incumbir-se das demais tarefas indispensáveis à plena realização dos fins educacionais da escola e ao sucesso do processo de ensino-aprendizagem; auxiliar o professor titular com relação aos alunos atendidos pelo estagiário e ao profissional de Atendimento Educacional Especializado sempre que solicitado e na falta do aluno atendido; auxiliar no processo de adaptação dos novos alunos; e ainda executar atividades em classes de alunos com deficiência visando auferir-lhes conhecimentos, bem como integração social. “Atividades estas, que devem ser selecionadas pelo professor, assim como o material didático a ser utilizado, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino”, segundo o edital.

O texto ainda estipula que os novos estagiários devem elaborar relatórios apoiando-se na observação do comportamento e desempenho dos alunos e anotando atividades efetuadas, para manter um registro atualizado que permita das informações à equipe gestora da escola, professor e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE); confeccionar jogos e trabalhos manuais selecionados pelo professor, para ativar o interesse dos alunos, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola; e exercer atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atuar em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Araras.

Denny Siviero

Nenhum comentário por enquanto.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *