Araras, 19 de setembro de 2017

O atendimento pelo telefone 190 da Polícia Militar foi digitalizado e transferido para o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de Piracicaba. O... 190 da PM é digitalizado e transferido para Piracicaba
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Central da PM de Piracicaba atende ocorrência de algumas cidades da região que contam com sistema digital e Araras integra a lista desde ontem
(Crédito: Divulgação/Polícia Militar)

O atendimento pelo telefone 190 da Polícia Militar foi digitalizado e transferido para o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de Piracicaba. O comando da 2ª Companhia da PM de Araras explica que a mudança agiliza e melhora o serviço para o cidadão.

Até a última terça-feira (18) o atendimento funcionava com tecnologia analógica por rádio, sendo substituído para o digital e com isso o CAD (Centro de Atendimento de Despachos), que funcionava no prédio da 2ª Cia da PM na Vila Dona Rosa Zurita, zona sul, foi desativado.

“Sem citar os benefícios que a nova tecnologia vai proporcionar é preciso enfatizar que, com o fim do CAD, posso encaminhar mais policiais para o patrulhamento que é feito nas ruas e garantir mais segurança”, enfatiza o capitão da 2ª Cia da PM, Helington Ilgges da Silva.

Ilgges fala que o fim do CAD acrescenta duas viaturas diárias para o policiamento em Araras e mais uma para Conchal, que também é atendida pela PM local. “O atendimento pelo telefone 190 deixa de existir em Araras, mas ainda mantemos um policial para atender ocorrências físicas quando há necessidade”, frisa.

Desde ontem (19), todas as ligações feitas por ararenses para o telefone 190 são atendidas pelos policiais que trabalham no Copom de Piracicaba. A mesma logística já existe na Capital Paulista. “Toda comunicação da PM entre as bases fixas, motocicletas e viaturas se comunicam agora pelo sistema digital e sua tecnologia é mais limpa e garante contato entre os policiais com mais qualidade”, explica o capitão.

O sistema digital trabalha com a tecnologia da criptografia – que permite transmissão mais limpa e sem ruído – e também impede invasão de sinais de terceiros para o da polícia. “A segurança com a criptografia é absoluta e impede que bandidos acessem a frequência da rádio da polícia”, informa.

Segundo o capitão, para o cidadão nada muda, ao contrário, permitirá oferecer atendimento mais ágil. “O tempo da ligação é o mesmo, não aumentou e nem diminuiu. Importante enfatizar que ele não é uma espécie de telemarketing, mas sim policiais treinados para atender o cidadão”, explica.

O capitão também ressalta que o sistema digital abrange toda a área do município de Araras, o que não era possível com o sistema analógico que tinha falhas e ruídos – que dificultava a comunicação.

“Com o sistema analógico tinha lugares que a viatura não conseguia manter a comunicação. Ela estava próxima ao local, mas não conseguia chegar com precisão. O sistema digital elimina o problema e abrange todo o município e com ótima qualidade no contato”, reforça.

Copom adota algumas medidas durante atendimento

O Copom de Piracicaba começou a ser implantado em 2010 e a regional tem previsão para atender 52 cidades, mas atualmente não chega a 50% deste número, já que nem todas contam com o serviço digital.

Araras entrou para a lista regional de municípios que contam com sistema digital graças ao comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) Érico Hammerschmidt Júnior, que é ararense. A nova tecnologia também foi possível pelo trabalho do tenente coronel Cláudio Roberto Sorge, comandante do Batalhão de Limeira, e parceria da empresa Nalli – que cedeu alguns materiais.

“Nós apenas pedimos um pouco de paciência para que o munícipe ararense se acostume com o novo atendimento. Diferente do CAD, o Copom faz algumas perguntas durante o atendimento como o tipo de ocorrência, endereço, bairro e o número da proximidade. As denúncias anônimas também prosseguem normalmente”, finaliza Ilgges.

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Tiago Penteado Repórter de Segurança, Meio Ambiente e Tribuna no Bairro.

Contato: tiago@tribunadopovo.com.br